Jornadas Antifascistas: Brasil no Festival Grec!

Por Patrícia Cassemiro para a FIBRA
Crédito Fotos: Adriana Pimentel

Hoje( 24) e amanhã (25) ocorre em Barcelona no Teatro Antic, Jornadas Antifascista: Brasil Sequestrado. Um evento organizado pela Assembléia
Mulheres Brasileiras Antifascistas de Barcelona , que comemora seu terceiro ano de Luta contra o Golpe e o governo fascista do atual presidente Jair Bolsonaro .

No telão: Cecília Boal

O evento presencial faz parte de um dos maiores festivais de teatro europeu, o festival Grec. Na programação de hoje ocorreu uma Carta Manifesto, que o movimento já apresentou a ONU e outras entidades, uma performance on Line do ritual indígena de Zahy e Sallisa, o teatro Amazonas dos atores Txalo e Laida. Além de um debate sobre o Teatro e a Luta Social com a participação de Cecília Boal (teatro do oprimido), finalizando com a performance musical : Finestra Fina.

Show Finestra Fina ( foto Adriana Pimentel)

Amanhã o evento continua, com a participação de performances antiracistas:
A mulher negra e a pirâmide social, da grande Atriz Kelly Lua e o Homem Negro Quilombola, apresentado pelo mestre de capoeira, Pantera. Além da performance com poesia da trans ativista, Amanda Araújo e terá o teatro: Dilemas de Migrantes, realizado pela as membras das Mulheres Brasileiras Contra o Facismo.
Também durante o evento se pode conhecer o trabalho da Produtora Diáspora e os produtos da social marca, Artivista.

Performance teatral Amazonas (Foto Maria Aparecida)

E como não poderia faltar na história da Assembléia , o manifesto da Fibra que ocorrerá em várias cidades do mundo, denunciando a postura de Bolsonaro com a crise do Coronavírus: Genocida! Esse protesto estará presente no palco do Antic. Porque essas mulheres também fazem parte da Fibra e para elas a denúncia e o ativismo por um Brasil melhor estará presente em todos os seus movimentos. “Um evento que entrelaça: cultura, ativismo, luta, música e convida a todes a fazer essa reflexão coletiva!”, conclui uma das produtoras Dai Sombra.

Serviço : o evento começa as 17:00 horas, com entrada franca e fórum limitado.
Teatro Antic
(verdaguer i callis 12
08003 Barcelona, Espanha)
📌Esperamos por todes!