Curso on-line: Militância internacional brasileira

Formação e Conjuntura

O agravamento da crise política, econômica e social em curso no Brasil desde o golpe de 2016 propiciou a formação de diferentes coletivos de imigrantes brasileiros em mais de 50 países. Formados por militantes de diferentes matizes da esquerda brasileira, esses coletivos vêm organizando desde então manifestações, eventos culturais, lives, debates, manifestos, palestras e vakinhas que possam contribuir com o combate ao obscurantismo da extrema direita no Brasil, contra o desmonte das políticas sociais e trabalhistas e pela defesa de nossa democracia. Considerando a conjuntura brasileira as dinâmicas da luta travada pelos movimentos sociais e pelos partidos de oposição, como tornar a atuação militante brasileira no exterior mais efetiva e alinhada com as lutas em curso dentro do país? Quais os fundamentos necessários à ação militante e que aspectos estruturais e conjunturais do cenário brasileiro e mundial são determinantes à estratégia de atuação da militância internacional? 

Para auxiliar na compreensão dessas questões, o Movimento dos Trabalhadores do Campo, em associação ao Centro de Formação Irmã Dorothy e o Centro de Formação Paulo Freire, convida a militância brasileira no exterior e no Brasil a participar do curso “Militância internacional brasileira: formação e conjuntura”, a iniciar-se em Maio-Julho/2021, na modalidade à distância (via zoom).

Público-alvo:

  • Militância brasileira no Brasil e no exterior que procuram compreender o lugar da militância e da luta de classes internacional na superação das desigualdades e do obscurantismo da direita no Brasil e na América Latina;
  • Ativistas progressistas internacionais que estejam dispostos a cumprir tarefas nas brigadas internacionalistas como amigos do MTC.

Programa:

1. História: Formação política latinoamericana;

2. Economia PolíticaCategorias marxistas;

3. Filosofia: Pensamento crítico latino-americano e luso-africano;

4. Teoria da organização políticaMétodos de trabalho de base; partido e frente, estratégia e tática;

5. Solidariedade internacionalBrigadas internacionais, amigos do MST; lançamento do site internacional do MTC; crise estrutural do capital e luta de classes.

Horário: As aulas serão ministradas a cada 15 dias, sempre aos sábados, às 09h00 de Brasília (08h00 Nova York, 13h00 Lisboa, 14h00 Berlim).

Valor: O Curso será gratuito.

Certificação: 

O Centro de formação Paulo Freire oferecerá certificação para os participantes que frequentarem pelo menos 75% das aulas presencialmente e participarem das atividades sugeridas.

Realização:

Centro de Formação Irmã Dorothy – MTC
https://mtcbrasil.org.br

Centro de Formação Paulo Freire – MST
https://mst.org.br

Colaboração:

FIBRA – Frente Internacional Brasileira contra o Golpe e pela Democracia no Brasil
https://fibrabrasil.wordpress.com

Coletivo Amsterdã contra o Golpe e pela Democracia no Brasil
https://www.facebook.com/amsterdampelademocracianobrasil

Interessado? Inscreva-se clicando aqui.